ANIVERSÁRIO

Cerimônia Militar celebra 83 Anos do Estado-Maior da Aeronáutica

Solenidade foi marcada por homenagens a militares e civis que contribuíram para o trabalho do EMAER
Publicada em: 17/10/2024 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Na manhã desta quarta-feira (17/10), uma cerimônia solene celebrou o 83º aniversário de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que esteve acompanhado pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e demais Oficias-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, outros Oficias-Generais, autoridades da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e civis.

"O EMAER tem sido fundamental na condução das atividades da Força Aérea, elaborando estratégias para fortalecer a defesa do país. Agradeço a todos os integrantes, tanto os atuais quanto os que nos antecederam, pelo compromisso e dedicação que garantem a soberania do nosso espaço aéreo. Esta cerimônia reconhece o esforço coletivo que caracteriza nossa trajetória. Que continuemos a buscar excelência e inovação, honrando nossa tradição. Parabéns a todos nós pelos 83 anos do EMAER. Sigamos firmes em defesa do nosso país e da nossa Instituição!", declarou o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

A solenidade também contou com a imposição de Medalha Militar por tempo de serviço, reconhecendo a dedicação dos agraciados. Foram entregues a Medalha Militar de Ouro, além das de Prata e Bronze, cada uma com seus respectivos passadores, simbolizando os diferentes níveis de distinção e reconhecimento pelo serviço prestado.

"Esta honraria representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um testemunho do trabalho coletivo realizado por todos que fazem parte desta Instituição. Cada experiência e cada desafio enfrentado contribuíram para o meu crescimento e para o fortalecimento da nossa Instituição. São 30 anos! Este reconhecimento me motiva a continuar servindo com empenho e dedicação", relatou o Coronel Intendente Francisco Luiz Guerra Figueira, que recebeu a Medalha Militar de Ouro, com passador de ouro, em reconhecimento aos mais de 30 anos de bons serviços prestados à FAB.

A cerimônia destacou ainda a importância da trajetória do Estado-Maior da Aeronáutica e reconheceu o empenho de seus membros. Durante o evento, foram homenageados o Graduado Padrão, Praça Padrão e Servidor Civil Padrão. As distinções foram concedidas à Sargento Isabela Pereira da Silva Gama, como Graduado Padrão; ao Cabo João Vitor Farias Dias, como Praça Padrão; e ao Senhor Alfredo Borges de Almeida, como Servidor Civil Padrão.

"É muito gratificante ter sido reconhecido pelo meu trabalho aqui na Força Aérea. Sinto ainda mais vontade de cumprir a minha missão de servir à FAB. Agradeço a todos os meus superiores", relatou o Sargento J. Dias.

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a entrega do título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira à Subsecretária de Pessoal e Sentenças na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Mychele Celeste Rabelo de Sá. "É uma honra receber esta homenagem, tanto pela oportunidade de ter contribuído para esta Instituição quanto pelo reconhecimento do meu trabalho", disse.

EMAER

O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941, com a finalidade de elaborar o planejamento de mais alto nível para o cumprimento da missão da Aeronáutica, assessorar o Comandante da Aeronáutica no exercício das atribuições inerentes ao seu cargo e coordenar as ações que envolvam os órgãos de direção setorial.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

 

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Soldado Laube/ CECOMSAER